logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Excesso de emoção nos discursos de aceitação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Excesso de emoção nos discursos de aceitação


Durante um discurso de aceitação, é criado um espaço onde somos o centro das atenções num evento. É coerente mostrarmos respeito, apreço e entusiasmo por sermos honrados pelos nossos esforços.

Aproveitar o momento e deixarmo-nos levar pelas emoções e sentimentos que recebemos pode ser produtivo para o nosso público. No entanto, há uma linha a percorrer entre o entusiasmo e o exagero das nossas emoções. É comum que, durante as cerimónias de entrega de prémios, muitas figuras públicas acabem por fazer uma atuação que transmite uma falta de honestidade para com o seu público.

Tendo em conta a importância desta questão, vamos analisar algumas das recomendações básicas a ter em conta quando se trata de manter um estado emocional adequado. Isto permitir-lhe-á proferir discursos de aceitação que terão um impacto positivo no seu público.

Não exagere: O principal erro dos exageros emocionais durante um discurso é exagerar. É evidente que, por muito naturais que queiramos parecer, um ambiente público será sempre um ambiente onde o nosso comportamento será moldado de uma determinada forma.

Evite exagerar, não exagere as suas emoções para parecer mais feliz ou mais entusiasmado do que é. Tente entrar no estado de espírito correto antes de começar o seu discurso, aprecie a cena à sua volta. Pense na receção do seu prémio como uma festa de aniversário. Desta forma, não precisa de se esforçar muito para mostrar que se está a divertir, pois os seus sentimentos são sinceros e serão percebidos como tal.

Manter o autocontrolo emocional: Por vezes, parece que uma determinada figura pública está a agir ou a exaltar as suas emoções, quando na verdade está a ser sincera. Isto acontece porque essa pessoa não está a controlar bem as suas emoções, pelo que as suas reacções não parecem naturais, pois não são coerentes com o que se passa à sua volta. Este tipo de comportamento deve ser evitado a todo o momento. A maior parte do choro ou da euforia excessiva durante uma apresentação é causada por uma forte falta de controlo nervoso.

O nervosismo durante a apresentação leva-o a comportar-se de forma estranha. Pequenos acontecimentos podem desencadear em si um estado emocional estranho à sua imagem pública e que não está de acordo com o que o público está a percecionar. Para evitar este tipo de situação, deve ser capaz de se conhecer a si próprio, saber quando está nervoso e manter a calma, de modo a concentrar a sua atenção nos factos e não em percepções que serão influenciadas pelas emoções.

Linguagem corporal: O exagero das nossas emoções não é apenas transmitido pela nossa linguagem verbal. A linguagem corporal é frequentemente a mais afetada. Há duas situações muito típicas relativamente a esta questão. Alguns oradores exageram na sua linguagem verbal, mas não a coordenam com a sua linguagem corporal. Isto leva a uma dissonância entre o que o orador exprime e o que o público percepciona.

A segunda situação é aquela em que a linguagem corporal é controlada, mas a falta de controlo emocional é expressa na linguagem verbal. Neste caso, o discurso parece ser ainda mais falso, pois o entusiasmo excessivo nas palavras contrasta negativamente com a calma do corpo.

Tente manter um equilíbrio entre a sua mente e o seu corpo. Isto só pode ser conseguido agindo naturalmente e expressando-nos a partir de sentimentos genuínos. Qualquer expressão emocional, que não seja sentida honestamente, irá gerar um fenómeno conhecido como dissonância cognitiva no nosso cérebro. A dissonância cognitiva manifesta-se em atitudes e comportamentos incoerentes que prejudicam a qualidade da nossa apresentação e a opinião geral do público.


excesso emocao fala

Transcrição Excesso de emoção nos discursos de aceitação



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?