logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O estado anímico nos discursos de aceitação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O estado anímico nos discursos de aceitação


O discurso é um ato comunicativo que pode responder a uma vasta gama de tipologias, consoante a mensagem que pretende transmitir. Nos discursos de aceitação, o orador prepara-se para receber um prémio, um reconhecimento ou uma homenagem por algo que tenha feito. Neste tipo de discurso, a mensagem principal centra-se no agradecimento e na aceitação adequada do reconhecimento. O estado de espírito do orador durante o discurso deve ser coerente com o ambiente e o motivo do evento.

Ao longo desta sessão, iremos analisar em profundidade alguns dos aspectos gerais mais importantes relacionados com este tópico. Desta forma, terá mais recursos à sua disposição quando se trata de elaborar um discurso de aceitação eficaz.

Confiança: A confiança é um dos aspectos mais importantes de qualquer orador. Durante uma apresentação, cujo principal objetivo é receber um prémio, esta deve estar presente durante a apresentação do seu discurso. Mostrar confiança não significa que é arrogante ou autossuficiente, mas que partilha a confiança daqueles que o consideram merecedor desta honra. Nunca se pode desperdiçar a oportunidade de se mostrar como uma pessoa consciente das suas realizações. Se não for capaz de se valorizar devidamente, aqueles que não o conhecem também não o farão.

Exprima-se de forma clara e concisa, ensaie com antecedência e prepare o seu guião para evitar erros nervosos. Seja natural e troque impressões com o seu público sem se sentir embaraçado. A confiança é facilmente percetível, pelo que fazer uma apresentação com inseguranças não se reflectirá positivamente na sua imagem.

Entusiasmo: Lembre-se que está a receber um prémio, que o quer e que isso é algo que lhe traz alegria. Se não for empático ou se for demasiado frio na sua apresentação, parecerá que não está interessado no reconhecimento ou que não lhe dá o devido valor.

Exprimir-se com entusiasmo é uma das formas mais fáceis de estar grato a todos aqueles que confiaram em si e que o apoiam atualmente. Não precisa de exagerar nem de ficar demasiado eufórico, basta aproveitar o momento e sentir a homenagem como um sinal de afeto por si e de respeito pelo seu trabalho.

Naturalidade: Como já referimos anteriormente, a naturalidade é um dos elementos mais importantes do nosso estado de espírito durante o discurso. Se não conseguirmos comportar-nos de forma natural, é muito difícil gerar uma boa empatia com o público. As pessoas conseguem sentir quando estamos a representar uma personagem ou quando estamos a fingir o nosso comportamento para parecermos ser alguém que não somos. Tente manter a sua linguagem simples e adequada à sua imagem pública. Não exagere nem exagere, concentre-se em transmitir uma mensagem honesta.

Uma técnica muito simples para manter um comportamento natural durante uma apresentação é aproveitar o momento e deixar-se levar pelas emoções e sentimentos que recebe. Quando nos mantemos fiéis a uma personagem, deixamos de apreciar tudo o que se passa à nossa volta e, por isso, não reagimos de forma natural ou coerente. Quando escreve o seu discurso, não utilize frases que não fazem parte do seu vocabulário ou que tentam retratar uma figura que não o representa.

Quando conseguimos desfrutar da nossa naturalidade, é muito mais fácil apresentarmo-nos nesses eventos com mais segurança e confiança. Isto porque, em geral, aqueles que fingem a sua personalidade são os que têm mais inseguranças e problemas com a sua autoestima.


estado animal discurso

Transcrição O estado anímico nos discursos de aceitação



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?