Transcrição Elementos a ter em conta no discurso cerimonial
No domínio da oratória, os discursos são uma das fontes comunicativas mais ricas a que podemos aceder para transmitir uma série de ideias e mensagens poderosas ao público. Os discursos de cerimónia, devido às suas caraterísticas particulares, são utilizados numa grande variedade de eventos, celebrações, actos e festividades de diferentes temas.
Para preparar um discurso de cerimónia de forma eficaz, é necessário aprender a identificar uma série de regras básicas a seguir durante este tipo de apresentação. A disciplina e o ensaio contínuo são as melhores ferramentas para aperfeiçoar as nossas capacidades.
No decurso desta sessão, iremos apresentar-lhe alguns dos elementos básicos que deve ter em conta ao fazer um discurso de cerimónia. Estes elementos serão úteis para aprofundar os seus conhecimentos sobre este importante ato de comunicação.
Identificar o seu público: O primeiro passo para elaborar eficazmente um discurso de cerimónia que transmita uma mensagem poderosa é identificar corretamente o seu público. O público que assiste a uma cerimónia não tem necessariamente de ser homogéneo.
Quando pensamos na celebração de uma data histórica, como o Dia da Independência de um país, podemos pensar que todos os presentes partilham o mesmo sentimento em relação a essa festividade. A verdade é que, mesmo em eventos com temas tão específicos, teremos opiniões e gostos diferentes, pelo que é necessário ser o mais inclusivo possível.
Trabalhe em estreita colaboração com os organizadores do evento, recolha informações sobre quem vai estar presente e quais são as suas linhas de pensamento. Evite abordar temas sensíveis ou que possam ser mal interpretados pelo seu público. Deve ser capaz de manter a coesão entre o seu público, transmitindo uma mensagem de utilidade e satisfação a todos os presentes.
Ensaie bem os seus tempos de apresentação: É sempre bom ter em conta que uma cerimónia é um evento bem estruturado que, normalmente, tem fases e períodos metodicamente concebidos. O nosso profissionalismo também se mede pela nossa capacidade de transmitir uma mensagem que se adapta à estrutura da cerimónia. Não é a mesma coisa praticar e cronometrar o discurso em casa, onde estamos numa área controlada, do que num ambiente tão complexo como uma cerimónia.
O ideal é concentrar-se em transmitir a essência do discurso em menos tempo do que aquele que tem disponível. Depois, acrescentará algumas frases e ideias adicionais que o ajudarão a adaptar a sua apresentação à medida que a cerimónia se desenrola. Ao utilizar este método, será mais fácil cumprir os tempos de apresentação previamente estabelecidos e, em caso de imprevisto, terá a garantia de que os pontos fortes do seu discurso terão sido recebidos.
Manter um estado emocional de acordo com o evento: A escolha das nossas palavras e o estado emocional que transmitimos durante a apresentação devem ser coerentes com a essência do evento em que estamos a apresentar. Não é a mesma coisa proclamar um discurso de casamento que um discurso fúnebre: a nossa linguagem corporal e verbal deve estar em sintonia com o tema da cerimónia. Tente integrar-se no ambiente e perceber o estado emocional dos participantes. Deve utilizar as suas capacidades empáticas como um termómetro natural para captar os sentimentos e os desejos do seu público.
Tente ser natural nas suas expressões. Quer tenha ou não ensaiado o seu discurso com antecedência, o ambiente em que vai falar deve definir o tom de voz, o grau de efusividade e a linguagem corporal.
elementos discurso cerimonial