Transcrição Como apresentar um discurso a um público indeterminado
Uma das recomendações básicas antes de começar a preparar um discurso é identificar o público-alvo. Ter uma ideia básica de quem será o nosso público permite-nos adaptar a linguagem e o conteúdo que vamos utilizar na nossa apresentação. Não é a mesma coisa apresentar a pessoas que são especialistas no assunto que vamos tratar, do que a pessoas que não o conhecem ou que apenas têm noções básicas sobre ele.
Por vezes, a identificação do público pode ser complexa ou impossível. Isto deve-se ao facto de haver cenários que são constituídos por uma pluralidade de espectadores, onde converge um público muito genérico. Nestes casos, podem surgir dúvidas sobre como gerir a nossa apresentação, de modo a adaptá-la ao nível de conhecimento dos presentes.
Na sessão seguinte, faremos uma série de recomendações sobre como preparar um discurso perante um público indeterminado. Isto será útil para aqueles momentos em que é muito difícil prever quem será o público do seu discurso.
A utilização de perguntas: Depois de se ter apresentado ao seu público, tem de decidir como vai fazer a sua apresentação de forma a satisfazer os interesses gerais do seu público. Se a nossa linguagem for demasiado avançada ou demasiado técnica para o nível da audiência, esta não conseguirá compreender a mensagem e o objetivo da apresentação não será alcançado.
Da mesma forma, se a audiência tiver um nível de educação mais elevado e o que estamos a comunicar for demasiado básico para eles, o nosso discurso será aborrecido e de pouca utilidade para os presentes.
Uma forma simples de compreender e identificar o nível da audiência é começar a sua apresentação fazendo algumas perguntas básicas sobre o tema que vai abordar. Se notar que a audiência responde facilmente, aumente o nível de complexidade das perguntas para avaliar o conhecimento geral da audiência.
Quando tiver um bom domínio dos tópicos que pretende abordar durante a sua apresentação e as suas capacidades de comunicação forem adequadas, pode facilmente adaptar o nível de tecnicidade que irá utilizar para tornar a sua mensagem compreensível para todos.
Introduzir o tema a partir do básico: Se, ao fazer perguntas gerais à audiência, ainda não conseguir identificar o nível geral de conhecimentos da audiência, pode introduzir o seu discurso introduzindo o tema a partir dos elementos mais básicos.
Quando aumentamos a complexidade da mensagem, de forma progressiva e escalonada, é mais provável que a maioria dos presentes seja capaz de seguir o fio condutor do discurso e assimilar o máximo de informação possível.
É normal que algumas pessoas não consigam adaptar-se aos níveis mais elevados ou que considerem aborrecidos os elementos introdutórios do discurso. No entanto, é do seu interesse, enquanto orador, chegar ao maior número possível de ouvintes.
Rever os pontos focados no discurso: Perto do final do discurso, dedique alguns minutos a resumir os pontos mais importantes focados durante a apresentação. Este breve resumo ajudará o público a compreender os elementos que não conseguiram assimilar durante a apresentação. O resumo deve ser feito numa linguagem simples e de fácil compreensão. O objetivo é que aqueles que não conseguiram seguir o fio condutor do seu discurso possam retirar a ideia essencial do discurso e receber as informações mais importantes.
Preparar um discurso para um público indeterminado é uma tarefa complexa. É por isso que deve tentar incorporar algumas destas técnicas, para que o público receba uma mensagem útil e satisfatória para os seus interesses.
discurso publico indeterminado