Transcrição Criar o objetivo do discurso
Identificar o seu objetivo é o primeiro passo para estruturar e enunciar as suas ideias principais de forma clara e coerente. Se o objetivo não for claro, pode acabar por ter de incluir muitas ideias que não fazem sentido ou que não estão relacionadas entre si.
Para identificar o objetivo, é necessário ter em conta o que se pretende comunicar e a quem se dirige. Por exemplo, fazer um discurso para jovens e adolescentes não é o mesmo que fazer um discurso para executivos seniores.
Em ambos os casos, o objetivo e a estrutura do discurso podem mudar. Um bom orador deve interiorizar esta abordagem para poder intervir ou convencer os outros de forma eficaz.
Desenvolvimento do objetivo: Ao desenvolver o nosso objetivo, vamos fazê-lo de forma semelhante à forma como um professor escreve o seu plano de aulas. Teremos em conta o seguinte:
- O que é que queremos alcançar?
- Quais são os benefícios do objetivo?
- Qual é o potencial educativo que pode ser alcançado?
Para atingir o nosso objetivo principal, escolheremos a função mais adequada entre as seguintes opções:
- Entreter.
- Informar.
- Persuadir.
Funções: As funções do discurso podem ser explicadas da seguinte forma:
- Entreter: Esta função visa proporcionar divertimento e prazer ao público. O objetivo é manter a atenção do espetador e distraí-lo das preocupações quotidianas. Os humoristas utilizam frequentemente esta função para fornecer conteúdos que conduzem à reflexão e ao raciocínio.
- Informar: Esta função envolve uma análise objetiva e honesta de um determinado tópico. É utilizada em apresentações de especialistas sobre um tema, em palestras de líderes de opinião ou em programas noticiosos. O objetivo é informar o público sobre um tema específico, como uma descoberta científica recente.
- Persuadir: Esta função procura convencer o público de uma determinada ideia, atitude ou ação. O objetivo é levar o público a adotar novas ideias através da capacidade de transmitir informações de forma convincente.
Esta função é utilizada quando o objetivo não é apenas relatar um acontecimento, mas convencer o público da importância de uma questão ou atividade nas suas vidas.
Escrever o objetivo: Imaginemos que a tarefa em questão é fazer um discurso de apresentação de um projeto desportivo. O nosso objetivo será convencer ou motivar o público a utilizar as instalações. Para o conseguir, devemos escolher acções que visem motivar os presentes.
A primeira etapa consiste em definir o objetivo: "encorajar". De seguida, devemos considerar a quem se dirige o discurso: é para todas as idades ou há um limite? Depois de refletir sobre isto, podemos sublinhar quem beneficiará com o projeto. Por exemplo: "Incentivar os adolescentes e os jovens a utilizar e a usufruir das instalações desportivas".
O primeiro passo para formular o objetivo deste projeto desportivo é definir o verbo-chave: "incentivar". Em segundo lugar, é necessário estabelecer um quadro de ação para determinar o que se pretende com a criação deste projeto desportivo: qual é a sua finalidade? Por que razão é importante que os jovens pratiquem exercício físico?
Reunindo estas premissas, o objetivo final seria formulado da seguinte forma "Incentivar os adolescentes e os jovens a utilizar e a usufruir de instalações desportivas para melhorar a sua saúde e participar em competições nacionais e internacionais em representação do país".
Resumo do objetivo: Uma vez definido o objetivo, podemos resumi-lo para o tornar mais claro e conciso. Para isso, devemos manter o verbo-chave, o público-alvo e a finalidade específica numa única linha.
Desta forma, tornamos o objetivo mais fácil de compreender e de relacionar com outros tópicos. Uma possível reestruturação do objetivo seria: "Incentivar os jovens a utilizar as instalações desportivas para melhorar a sua saúde e representar o país em competições".
Ideias: A intenção agora é incentivar a reflexão dos nossos ouvintes. Para o efeito, são transmitidas questões que requerem meditação, quando regressam a casa. Neste caso, o objetivo é demonstrar:
- De que forma ou em que condições pode este centro melhorar a formação dos jovens para a competição?
- Os jovens têm capacidade física para participar numa competição?
- Existe uma relação entre a promoção da competição e a promoção de uma atividade física saudável?
discurso objetivo