Transcrição Recomendações para um discurso de casamento
Os discursos são um dos actos comunicativos mais praticados pelos oradores profissionais. Este tipo de discurso requer a elaboração de uma mensagem bem estruturada, concisa e compreensível para o público-alvo. Os discursos de casamento têm lugar no contexto de uma celebração de casamento. É importante que seja cuidadosamente ensaiado e revisto para que não se cometam erros que possam pôr em causa o bom desenrolar das festividades.
Dito isto, o orador deste tipo de discursos tem uma grande responsabilidade, pois o seu trabalho é uma parte fundamental da celebração do casamento. Este facto deve motivar-nos a sermos o mais perfeccionistas possível, a fim de proporcionarmos uma experiência agradável e digna do nosso profissionalismo.
Durante esta sessão, abordaremos algumas das recomendações básicas que devem ser tidas em conta na preparação de um discurso de casamento. Estas serão úteis para aprofundar os seus conhecimentos sobre este importante ato comunicativo.
Seja conciso na sua mensagem. Não divague: a mensagem que queremos transmitir com o nosso discurso de casamento deve ser o mais concisa possível. As nossas ideias devem centrar-se em ser o fio condutor do processo, realçando a importância do momento e colocando os noivos no epicentro da atenção do público.
Ao preparar o nosso discurso, devemos evitar temas que não estejam relacionados com a cerimónia. Não devemos divagar para não quebrar o ambiente da cerimónia, por isso é muito importante que tenhamos o cuidado de ser coerentes em cada frase que proferimos.
Este é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes de qualquer discurso de casamento. Ao contrário de outros tipos de actos comunicativos, neste há muito pouca liberdade para improvisar ou aprofundar temas pessoais ou não relacionados.
Ensaiar linguagem solene e formal: Embora cada vez mais casais decidam celebrar casamentos menos formais, aderindo a um estilo de celebração mais simples ou coloquial, a solenidade continua a ser a regra por excelência para este tipo de evento. A menos que as caraterísticas do evento indiquem o contrário, concentre os seus ensaios na prática de uma linguagem formal, com um tom de voz e um vocabulário adequados à cerimónia.
Isto não significa que o seu discurso deva ter uma linguagem empolada: deve ser sempre claro e compreensível para o seu público. A ideia é que tanto o tom de voz como a própria oratória tenham uma coerência estrutural que permita transmitir um certo grau de sobriedade.
Evitar monólogos longos. Interagir com o público: Os longos monólogos durante a apresentação de um discurso de casamento podem tornar-se muito aborrecidos ou monótonos. Tente incluir breves momentos de interação com a audiência. Faça perguntas à família e aos amigos mais próximos e alimente-se da energia da audiência para manter um bom estado emocional durante a celebração.
Identifique quem na plateia é o parente mais próximo dos noivos. É provável que surjam anedotas engraçadas e divertidas da sua conversa com eles.
Não se esqueça que o seu trabalho como mestre de cerimónias não é apenas declamar uma série de palavras, mas sim conduzir a cerimónia de forma a orientar os presentes durante a celebração. O orador pode acelerar ou abrandar cada fase da cerimónia. Manter um ritmo adequado para que tudo corra como planeado pelos organizadores do evento. Ao trocar inteligentemente com o público, poderá prolongar ou abrandar os tempos de apresentação em função do calendário.
discurso nupcial elaborado