Transcrição Discursos informativos
Um discurso é uma manifestação ou um ato comunicativo que procura transmitir uma ideia de forma coerente e estruturada. Podem ser orais e escritos, não se limitam a um tema específico e a sua duração dependerá do formato para o qual foram preparados. No domínio da oratória, o discurso tem desempenhado um papel fundamental, sendo uma das manifestações de comunicação oral mais praticadas e difundidas no mundo.
Existem vários tipos de discursos, dependendo da sua intenção e objetivo: entre eles está o discurso informativo. Este tipo de discurso é muito fácil de distinguir, uma vez que é altamente argumentativo e tem um objetivo pedagógico. Tendo em conta a importância do discurso informativo entre os modelos de actos comunicativos à disposição do orador, esta sessão será dedicada a um estudo mais aprofundado dos fundamentos básicos do discurso informativo.
Objetivo do discurso informativo: Um discurso pode ter diferentes finalidades, dependendo do objetivo para o qual foi criado. Um grande número de discursos tem um objetivo persuasivo, que consistiria em modificar ou ratificar o comportamento do ouvinte em relação a um determinado destino. Alguns discursos têm um objetivo mais nobre, uma vez que se baseiam no mero entretenimento, pelo que a utilização de fontes para apoiar os argumentos não é tão essencial como noutros.
No caso do discurso informativo, a intenção será sempre a de transmitir dados ou conhecimentos concretos para educar o público. Este tipo de discurso não é muito emotivo, utiliza uma linguagem impessoal e responde a um tempo e a um espaço bem definidos. O orador deve apoiar as suas afirmações com provas, uma vez que o consumidor deste tipo de mensagem não chega a ela devido à sua relação ou empatia com o orador, mas devido a um interesse marcado pela ideia que vai ser transmitida.
O uso de fontes: No discurso informativo, a utilização de fontes é essencial. Gráficos, citações, materiais audiovisuais, entre outros, são normalmente utilizados para apoiar a mensagem do emissor. Um discurso informativo que distorça a realidade para a adaptar a uma mensagem persuasiva pode infringir a lei ao desinformar o seu público. Tendo em conta a importância e a seriedade com que estes assuntos devem ser tratados, é frequente que este tipo de discurso seja preparado através de um trabalho de equipa, em que pessoal especializado está disponível para contrastar e avaliar a informação que será fornecida.
Esta expressão da comunicação oral é um sinal indubitável de que o orador responde a um perfil multidisciplinar. Não basta ter boas competências comunicativas, mas é necessário saber combiná-las com outras competências altamente especializadas para poder transmitir uma mensagem de qualidade.
Temas: Desde que o objetivo principal deste tipo de discurso seja respeitado, os temas podem ser muito variados. Quer pretenda comunicar um fenómeno científico, financeiro ou do quotidiano, a motivação principal deve ser a educação e a transmissão de conhecimentos. Não se esqueça de que terá de pôr de lado a sua opinião pessoal para se cingir aos dados concretos e às provas científicas que existem sobre o assunto. Pode proferir discursos informativos sobre qualquer tema que o apaixone, desde que mantenha um elevado grau de ética e de adesão à realidade.
Embora esta abordagem possa ser complexa para os principiantes, oferece um vasto leque de oportunidades para se destacar, uma vez que não há limites para a criatividade e a investigação. Identifique os temas que o apaixonam e pratique com discursos curtos e concisos. Isto irá melhorar a sua capacidade de transmitir mensagens claras e compreensíveis ao seu público.
discurso informativo