logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Discurso cerimonial

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Discurso cerimonial


Os tipos de discursos distinguem-se de acordo com o seu objetivo e o papel do orador no palco. Um discurso pode transmitir informações, motivar o público a realizar uma determinada ação, entreter ou animar um evento, manter uma determinada atmosfera e estado emocional, entre outros. Uma das categorias mais distintas dentro destes actos comunicativos é o discurso cerimonial.

O discurso cerimonial é definido como eventos ou actos políticos, históricos, festivos ou ocasionais que tenham algum grau de relevância, onde temos a presença de um público que pode ser diverso ou homogéneo, dependendo do assunto específico.

Como pudemos observar, este tipo de discurso engloba um grande número de manifestações de eventos públicos, pelo que é importante sabermos distinguir quando estamos na presença de um. Na próxima sessão, faremos uma breve introdução aos discursos cerimoniais.

Quando é que um discurso de cerimónia deve ser proclamado?

Há um certo grau de subjetividade na identificação de quando estamos na presença de um evento que merece um discurso cerimonial. Regra geral, as cerimónias costumam ter uma estrutura metodicamente definida em fases e processos de desenvolvimento. Uma cerimónia pode ser realizada sobre quase todos os temas ou acontecimentos.

A título de exemplo, os casamentos e os funerais, dois eventos tão opostos e com objectivos tão diferentes, são ambos classificados como cerimónias. Dito isto, uma cerimónia não deve ser identificada como sinónimo de celebração. Um evento é classificado como cerimónia com base nas suas caraterísticas específicas.

Tendo em conta o que precede, o discurso cerimonial é aquele que é proclamado quando estamos na presença de um evento ou ato, que apresenta uma estrutura definida e responde a um motivo particular. Este objetivo, embora não seja obrigatório, alude a um acontecimento específico relevante.

Como é que se distingue de outros discursos?

A definição de um discurso, de acordo com a sua classificação como cerimonial ou não, pode gerar um certo grau de confusão. A primeira confusão surge quando estudamos outros tipos de discursos, como os discursos de casamento, os discursos fúnebres, os discursos de aceitação, etc. Todos eles são discursos de cerimónia, desde que reúnam as caraterísticas correspondentes. O facto de um discurso ser um discurso nupcial não significa que não seja cerimonial; esta classificação serve apenas para realçar o tema do evento.

Também não existe uma regra fixa que determine que, sempre que um discurso é proferido numa cerimónia, deve ser classificado como cerimonial. Para exemplificar, imaginemos um evento de premiação, onde um artista está sendo homenageado. Se essa pessoa aproveita o evento para enviar uma mensagem política, não seria cerimonial, mesmo que fosse proferida no mesmo palco.

Dito isto, para que um discurso seja cerimonial, é também necessário que seja coerente com o evento, tendo em conta a sua estrutura e caraterísticas.

Um exercício para identificar facilmente este estilo de discurso é aceder a materiais audiovisuais que reflictam alguns dos discursos cerimoniais mais populares. Pode procurar vídeos de celebrações de aniversários, datas históricas, casamentos tradicionais, eventos solenes, entre outros. Quanto mais estudar este tipo de eventos, mais fácil será identificar quando está na presença de um.

A maioria dos discursos formais tem uma carga cerimonial bastante forte. Isto porque este é um dos cenários em que a presença de um orador profissional é mais necessária.


discurso cerimonial

Transcrição Discurso cerimonial



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?