LOGIN

REGISTO
Buscador

O discurso de cerimónia deve ser aborrecido

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O discurso de cerimónia deve ser aborrecido


As cerimónias são geralmente identificadas como actos altamente formais. No entanto, um discurso, por mais formal ou solene que seja, tem de ser atrativo para o seu público.

Em caso algum o orador quer que o seu público fique à espera ansiosamente que ele acabe de falar ou que preste atenção a outras coisas em vez da apresentação. Entende-se que produzir uma apresentação divertida e adaptada a este tipo de evento pode ser uma tarefa complexa de executar.

Dito isto, consideramos importante abordar uma série de recomendações para elaborar o nosso discurso de cerimónia de forma eficaz, sem descurar que seja de interesse geral para todos os que assistiram à apresentação.

Identificar o interesse geral da audiência

Quando preparamos um discurso, procuramos transmitir uma mensagem que seja atractiva e capte a atenção do público. Para isso, é importante perceber quem vai estar presente no evento, quais são os seus interesses e como podemos equilibrar uma apresentação que mantenha a formalidade exigida e, ao mesmo tempo, seja cativante.

Dependendo do tipo de cerimónia, torná-la divertida será mais ou menos complexo. Um evento político-cultural ou uma cerimónia de casamento são eventos em que o público se encontra num estado de espírito favorável. Um estado emocional ótimo por parte do nosso público é uma vantagem considerável quando se trata de reter a sua atenção.

Não é o caso quando temos de lidar com cerimónias como funerais. Nestes casos, estaremos perante um público emocionalmente instável, onde vigoram emoções negativas como a tristeza e o luto.

Isto não significa que, só porque a cerimónia é abordada por um motivo triste ou indesejado, devamos fazer um discurso desinteressante e pouco atrativo. Mesmo nestes casos, conhecer o seu público permitir-lhe-á abordar a sua apresentação com elementos de que este irá gostar.

Concentre-se em que o seu público encontre no seu discurso uma mensagem que lhe seja útil. No exemplo das cerimónias fúnebres, essa mensagem pode ser a procura de cura e reparação da dor causada pela morte de um ente querido.

Mantenha-se em contacto com o público

Muitos oradores concentram-se em fazer um discurso que seja capaz de complementar a cerimónia e preencher determinados espaços da mesma. Nesta dinâmica, esquecemo-nos por vezes de manter uma ligação estável com aqueles que nos vieram ouvir.

O público é o termómetro natural que temos para medir se as nossas palavras estão a ter um impacto real. Esquecer-se de manter um bom grau de interação com o público pode levar a uma apresentação de pouco interesse geral. O discurso de cerimónia não deve ser aborrecido e a melhor forma de o evitar é captar e manter a atenção da audiência durante o máximo de tempo possível.

Uma recomendação para estabelecer uma ligação eficaz com o público é interagir, fazendo perguntas ou incluindo frases que façam alusão a alguns dos presentes. Isto pode ser aplicado a qualquer discurso de cerimónia, independentemente do tema. Tudo o que fizermos para criar um forte vínculo comunicativo com os presentes resultará numa melhor receção da mensagem que queremos transmitir.

Pense bem em cada palavra para que tenha o maior impacto possível. Se o público que o assiste não se sentir atraído pelo que diz, o seu trabalho não terá qualquer valor para além de preencher as lacunas da cerimónia.


discurso cerimonial aborrecido

Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?