logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O discurso de aceitação

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O discurso de aceitação


Um dos tipos de discurso mais complexos que existem são os discursos de aceitação. Este ato comunicativo envolve um cenário em que é necessário pôr em prática uma série de estratégias concisas para transmitir uma mensagem eficaz. Os discursos de aceitação são elaborados para serem expostos num cenário em que temos de receber um elogio, um prémio ou um reconhecimento.

A importância de elaborar um discurso de aceitação bem estruturado é muitas vezes subestimada, o que tem levado muitos artistas ou personalidades a envolverem-se em controvérsias que prejudicam a sua imagem pública. O domínio da técnica deste tipo de discurso requer prática e estudo constante.

Tendo em conta a complexidade que está por detrás da elaboração de um discurso de aceitação, vamos oferecer-lhe uma série de diretrizes a seguir para a sua execução eficaz.

Não improvisar: Um dos erros mais comuns quando se trata de receber um reconhecimento é deixar o discurso ao sabor da improvisação. Independentemente de se achar bom a improvisar, nunca se apresente num palco deste tipo sem ter uma série de falas preparadas.

Não é a mesma coisa improvisar num ambiente de segurança e confiança do que improvisar num ambiente onde será o centro das atenções e onde cada palavra que disser será julgada ou medida pelo seu público. Basta que o seu estado emocional não seja o melhor ou que os seus nervos se apoderem de si para que cometa erros que podem custar caro mais tarde.

Prepare o seu discurso com antecedência, faça-o soar natural e, se o ambiente o permitir, pode acrescentar pequenas frases improvisadas. No entanto, certifique-se de que pode apoiar o seu tempo de apresentação com um discurso preparado.

Porque é que este reconhecimento é importante?

Tenha em mente que, quando vai receber um reconhecimento, está a ser honrado de alguma forma por algo que fez. Se não for capaz de exprimir a razão pela qual este reconhecimento é importante, estará também a minar a importância dos actos que o levaram a ser reconhecido por outras pessoas.

Dedique sempre algum tempo para deixar claro o que esse reconhecimento significa para si. Mostre humildade, mas não deixe de referir que está muito orgulhoso do que alcançou.

Não se limite nos seus agradecimentos: É sempre melhor estar mais agradecido do que menos agradecido. Todos os grandes feitos são conseguidos graças ao esforço conjunto de um grande número de pessoas. Não fique com todos os louros, mostre que é uma pessoa grata e que se lembrará sempre daqueles que, de uma forma ou de outra, tiveram um impacto nos seus resultados actuais.

Se for mencionar nomes, tente ser o mais abrangente possível e termine sempre com uma frase geral de agradecimento. Não se esqueça de que agradecer a uns e esquecer outros pode ser muito prejudicial para a sua imagem pública.

Encerrar com uma mensagem positiva: aproveite o palco, nem sempre somos o centro das atenções do público. O facto de estar a receber um prémio não é razão para não transmitir uma mensagem positiva aos outros. Aproveitar uma parte do seu espaço de reconhecimento para transmitir uma ideia de benefício para os outros demonstra generosidade e reciprocidade da sua parte. Deve ser uma mensagem clara, compreensível e, de preferência, não controversa ou mal interpretada.

As pessoas que partilham o seu apreço por si podem formar um público com uma grande variedade de gostos e opiniões. Recomenda-se que dedique algum tempo a pesquisar quem estará presente e quais são as suas principais preocupações.


discurso aceitacao

Transcrição O discurso de aceitação



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?