LOGIN

REGISTO
Buscador

Avaliação do discurso

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Avaliação do discurso


Uma vez terminada a questão da estrutura e da apresentação do discurso, o que é que resta fazer? Temos de avaliar a qualidade da nossa apresentação para determinar se ela cumpre os objectivos estabelecidos. Conhecer os critérios de avaliação ajuda-nos a melhorar as nossas competências.

Para tal, devemos ter em conta três aspectos fundamentais: a impressão global que o nosso público tem da mensagem, a informação que transmitimos e a encenação. Estes elementos são essenciais e devem ser bem coordenados.

Impressão global: Se o público permanecer em silêncio durante toda a sua apresentação, parabéns! Conseguiu captar a sua atenção. O interesse que demonstram e a sua capacidade de compreender o nosso objetivo são um reflexo da impressão que lhes causou.

Mas não se fique por aqui - preste atenção às reacções não verbais, como os gestos e as expressões faciais. Mesmo que olhem para si e permaneçam em silêncio, isso não significa necessariamente que estejam completamente absorvidos no seu discurso. Qual é a reação deles? Parecem interessados ou distraídos?

Conteúdo: Agora vamos avaliar se o nosso discurso cumpriu a sua função:

  • Conseguiu transmitir o discurso de forma clara, destacando os pontos essenciais em cada momento: introdução, desenvolvimento e conclusões?
  • Em que medida é que a introdução cativou o público e a frase de motivação teve o efeito desejado?
  • Em que medida o desenvolvimento do discurso se manteve centrado no problema ou objetivo principal, as ideias foram claras e concisas e relacionaram-se adequadamente com os pontos principais?
  • Durante o desenvolvimento da proposta, foi demonstrado pleno conhecimento do tema. O tom de voz e a linguagem corporal demonstraram confiança.
  • O discurso foi útil e conseguiu motivar o ouvinte a agir.
  • As conclusões foram bem sucedidas na transmissão da mensagem educativa proposta, sublinhando o que se pretendia inicialmente satisfazer.
  • Para enfatizar a mensagem, foi utilizada uma voz forte, tanto no início como no fim.

Voz: Um aspeto fundamental na avaliação do discurso é a encenação, que inclui o manuseamento da voz. Algumas questões a considerar são:

  • Houve alturas em que elevou o tom de voz e aumentou a intensidade do seu discurso?
  • Fez as pausas corretamente? Se ficou sem fôlego enquanto falava, pode não ter respirado corretamente e o discurso pode ter sido entendido como uma sucessão ininterrupta de frases.
  • Assegurou-se de que as pausas eram utilizadas para respirar e recuperar o fôlego, em vez de "ganhar tempo" utilizando muletas?

Linguagem corporal: A encenação também é determinada pela linguagem corporal. Por exemplo:

  • Em algum momento cruzou as mãos ou olhou para baixo? Se o fez, apercebeu-se de que a mensagem não foi transmitida da mesma forma?
  • Não precisa de se rir durante a apresentação, mas mostrou uma expressão agradável no seu rosto para parecer mais amigável para o público?
  • Sabendo que cada pessoa merece um momento de atenção e contacto visual, olhou para todos os participantes de forma igual ou concentrou-se num ponto fixo?

Outros aspectos: Para além dos elementos acima referidos, existem outros aspectos que devem ser abordados de imediato e com precisão, tais como:

  • Aproximou-se do público e enfatizou a mensagem enquanto caminhava ou permaneceu atrás do púlpito com uma postura rígida e inflexível?
  • Ousámos lidar com a sensação de nervosismo ou de medo do palco?
  • Mantivemos uma atitude otimista em relação ao que íamos dizer e ao efeito que teria, mesmo que tivéssemos medo de nos esquecermos de uma palavra ou de nos bloquearmos?
  • Quanto aos recursos utilizados para reforçar o significado da mensagem, confiou neles ou atribuiu-lhes o papel principal? Seth Godin, orador americano, recomenda a utilização de mais imagens do que texto nas apresentações. Isto aumenta a retenção da audiência e permite-lhe enfatizar as ideias principais.

Intuição: Uma vez terminado o discurso, pare um momento para refletir sobre como se sente e ouça a sua voz interior. Avalie se atingiu os seus objectivos e se o público recebeu bem a sua mensagem, tendo em conta os seus sentimentos.

Pergunte a si próprio se o discurso foi bem sucedido e se está satisfeito com o seu desempenho. Se não deu tudo o que podia ou se se esforçou ao máximo mas não foi suficiente, isso pode ser um sinal. Pode indicar que está na altura de procurar novas estratégias ou métodos de aprendizagem.


avaliar fala

Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?