Transcrição O palco e o público
O palco é o espaço físico com o qual interagimos quando apresentamos o nosso discurso. Desempenha um papel fundamental na forma como a mensagem é recebida. Ensaiar um discurso em casa não é o mesmo que apresentá-lo num auditório, e é por isso que é de vital importância que aprendamos a movimentarmo-nos eficazmente no palco.
Um discurso pode ser apresentado num número infinito de locais diferentes, por exemplo: um teatro, uma sala de aula, um local público, entre outros. Dependendo das caraterísticas do local onde apresentamos, utilizaremos diferentes estratégias e recursos para garantir que conseguimos comunicar eficazmente com todos os presentes.
Na próxima sessão, iremos abordar alguns dos elementos básicos que giram em torno deste tema. Isto ajudá-lo-á a aperfeiçoar a forma como interage com o palco e a transmitir o seu discurso ao público.
Movimento no palco: A forma como nos movemos no palco afecta significativamente o grau de atenção que o público presta ao discurso. Quando os nossos movimentos são poucos ou inexistentes, o discurso torna-se monótono e aborrecido. Por outro lado, quando se fazem muitos movimentos rápidos e repetidos, o público pode perder a concentração, pois tem de o seguir constantemente com os olhos. Além disso, este tipo de movimentos dá a impressão de que o orador está nervoso ou muito ansioso.
O ideal é saber controlar a sua linguagem corporal, movimentando-se no palco com segurança e a um ritmo médio. Os movimentos são necessários porque conferem dinamismo à apresentação, mas o exagero pode ter efeitos indesejáveis.
A intensidade da suavoz: A intensidade da sua voz está intimamente relacionada com o palco em que se encontra. Quanto maior for o palco, mais somos obrigados a falar alto ou a utilizar amplificadores e microfones para sermos ouvidos mais facilmente. Certifique-se de que a sua voz está num volume que possa ser compreendido por todos os presentes. Os erros de áudio durante uma apresentação podem ter um impacto significativo na qualidade da apresentação.
Antes de fazer um discurso, reserve algum tempo para conhecer o local e interagir com ele. Durante estas visitas de reconhecimento, deve ter em conta que, quando o palco estiver cheio, a absorção do som aumentará e necessitará de um volume mais elevado.
O pontode vista do público: Há discursos que são planeados com muita antecedência e outros que surgem de forma mais improvisada. Seja qual for o caso, preste atenção à visão do público. Nesta altura, terá de usar a sua perspicácia para criar um ambiente que possa ser apreciado por todos os presentes. Se as pessoas ao fundo não puderem observá-lo corretamente, pode incorporar ecrãs para facilitar este processo. Se a logística do evento não permitir estas adaptações, tente deslocar-se para outras zonas onde seja mais visível.
É preferível limitar o número de espectadores do que fazer o seu discurso num local onde parte do público nem sequer o consegue ver. Uma grande parte da informação que é recebida pelo nosso cérebro é através da visão. Assim sendo, quem não o conseguir ver estará em desvantagem no que diz respeito à receção da mensagem que pretende comunicar.
A logística é um elemento-chave na elaboração de discursos cativantes. Mesmo que não faça parte do seu trabalho, envolva-se nestes processos para garantir que, no dia da sua apresentação, tudo esteja como deseja.
audicao em fase