logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Como se apresentar perante um público

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Como se apresentar perante um público


Os discursos são actos comunicativos que têm uma estrutura lógica dividida em fases: a primeira delas é a apresentação. Ao apresentarmo-nos, procuramos informar o público sobre quem somos e qual foi o nosso percurso profissional.

É de salientar que alguns discursos não requerem uma apresentação pessoal, pelo que, nestes casos, o processo centrar-se-á mais na contextualização do facto, acontecimento ou tema sobre o qual se vai falar. Um exemplo deste tipo de apresentação são as que se realizam aquando do lançamento de um produto. Nesta circunstância, o orador não é a figura importante, pelo que a apresentação gira em torno do produto.

Para saber mais sobre como fazer uma apresentação adequada a cada caso, vamos realizar a sessão seguinte. Esta será útil para aprofundar os seus conhecimentos sobre como fazer um discurso bem estruturado.

Tipos de apresentações: Como dissemos no início desta sessão, há apresentações pessoais e aquelas em que esta fase é dedicada à contextualização de um produto, facto, acontecimento ou tema específico. Quando o orador tem uma marca pessoal atractiva para o público, recomenda-se que dedique alguns minutos a rever a carreira profissional do orador. Para tal, narram-se alguns aspectos destacados do seu trabalho e explica-se a sua experiência anterior na abordagem destes temas.

Noutras ocasiões, a figura do orador não é um aspeto relevante para o público. Podemos pensar num casamento, numa celebração, num discurso fúnebre, numa apresentação de um produto, entre outros, em que os presentes não estão interessados em saber quem está a fazer o discurso. Nestes casos, a apresentação não se centra em conhecer o orador, mas sim em contextualizar brevemente o objetivo geral do discurso.

Um terceiro tipo de apresentação poderia ser aquele em que se aborda a trajetória do orador e se contextualiza o tema, pois ambos os elementos são considerados igualmente importantes. Embora seja verdade que não é o mais comum, é possível que acrescentar alguma informação biográfica sobre o orador possa ajudar a aumentar a atenção do público para o discurso. Em todo o caso, é algo que deve ser valorizado. Apresente-se sempre que considerar que a sua experiência e percurso podem ter interesse para os objectivos da mensagem que pretende transmitir.

Como apresentar-se?

A apresentação deve ser básica e geral. Não deve parecer que o seu discurso gira em torno da sua pessoa, por isso é importante que esta fase seja desenvolvida no menor tempo possível e utilizando dados exactos e necessários. Comece, naturalmente, pelo seu nome. Depois, pode acrescentar outros elementos, como a sua profissão e experiência. Explique ao seu público o que o motivou a abordar este tema e porque é que acha que é importante que ele saiba mais sobre ele. Desta forma, ajuda a despertar o interesse da audiência para o que vai dizer e chama efetivamente a atenção para o discurso.

Uma boa apresentação é aquela que consegue transmitir os elementos essenciais de quem é, sem ter de prolongar ou afetar consideravelmente a duração do seu discurso. Durante o ensaio de pré-apresentação, utilize um cronómetro para medir o tempo que demora a apresentar. Ajuste esse tempo de modo a que não exceda 10% da duração do discurso. Por outras palavras, se preparou um discurso com uma hora de duração, tente fazê-lo em menos de 6 minutos.


apresente se audicao

Transcrição Como se apresentar perante um público



Publicações Recentes de falar publico

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?