Transcrição Mostre a sua paixão
O conteúdo do discurso é fundamental, mas também o é a paixão que demonstra ao apresentá-lo. A sua emoção deve estar em sintonia com o tema que está a abordar.
Mas qual é a melhor forma de exprimir as nossas emoções? Embora existam certas emoções que não podem ser simuladas e que podem ser percebidas pelo público, há certos truques que podemos ter em conta para falar com um tom mais emocional e agradável para os nossos interlocutores.
Caraterísticas: Um discurso motivacional tem caraterísticas únicas:
- Fornece informações valiosas.
- Orienta para um objetivo ou incita à ação e tem uma duração definida para cada tema.
- Geralmente começa com um problema impactante que serve de gancho motivacional.
- Capta a atenção da audiência.
- Os líderes eficazes geralmente comunicam-no com sucesso, pois sabem que emoções devem despertar para influenciar ou sensibilizar.
Auto-motivação: É importante que se sinta motivado quando apresenta um discurso. Se o tema não o entusiasmar, tente encontrar um aspeto que o entusiasme ou pense em como a sua aplicação prática pode ter alguma influência na sua vida quotidiana.
Se não se sentir motivado, não espere que o público se sinta. Tudo começa consigo: você é o meio através do qual a sua mensagem será transmitida aos outros e multiplicada. Se mostrar entusiasmo e motivação, isso chegará ao seu público e este associá-lo-á à mensagem, predispondo-o a agir.
Modelo: Vamos propor um exemplo a seguir para ilustrar eficazmente um discurso motivacional. Nos dias de hoje, há certas palavras-chave que, se utilizadas corretamente, podem levar à ação:
- Atenção.
- Necessidade.
- Satisfação.
- Visualização.
- Ação.
Atenção: Como sabe, o primeiro passo para atrair o interesse do seu público é explicar de forma direta o assunto que os reuniu. Este tópico deve refletir a realidade da situação e ser relevante para o público. Isto aumenta as hipóteses de captar a sua atenção e manter o seu interesse.
Por exemplo, se o nosso objetivo é informar sobre a importância do exercício físico para a nossa saúde, devemos começar por alertar para as consequências de não prestar atenção à atividade física e a uma dieta equilibrada. Ao mostrar como o tema afecta diretamente a vida das pessoas, aumentamos o seu interesse e motivação para ouvir.
Necessidade: Após uma apresentação, é importante realçar os efeitos imediatos do exercício físico para a saúde na introdução. A necessidade de exercício deve ser enquadrada em termos de um problema específico, como as preocupações com o bem-estar físico. À medida que a apresentação avança, esta necessidade desenvolve-se e sugere o início de uma solução.
A intenção comunicativa é dupla: por um lado, captar a atenção da audiência e, por outro, oferecer um método para aliviar o seu problema. Isto é conseguido respondendo a perguntas como: Como fazer exercício quando não nos apetece, ou Que factores nos impedem de querer fazer exercício? O objetivo final é conseguir a satisfação do público.
Necessidade e satisfação: É assim que o discurso deve ser desenvolvido, centrando-se na satisfação das necessidades ou problemas actuais. O último elemento a considerar é o poder da visualização: O que aconteceria se essa necessidade latente fosse resolvida? O que aconteceria se a satisfação fosse maior?
Ao fazer estas perguntas, pode imaginar os benefícios para o público da resolução do conflito. É importante entrar em pormenores e criar um cenário perfeito para que a satisfação necessária possa ser sentida na perseguição dos sonhos.
Ação: O objetivo final de toda a motivação é levar à ação. Por isso, é importante incluir este elemento no discurso e realçar o lado prático da mudança e da justiça. Por exemplo, podemos motivar o público a dar o primeiro passo: "A partir de agora, vamos começar a levantar-nos cedo para ir ao ginásio e aproveitar as vantagens que isso vai trazer à nossa vida".
Estes são elementos estruturais para motivar. O que falta fazer é descobrir como evitar que o discurso seja aborrecido e cansativo.
amostra paixao