Transcrição Agradecimentos no discurso de aceitação
Uma das diretrizes gerais que devemos ter em conta quando preparamos um discurso de aceitação é não nos limitarmos aos nossos agradecimentos. Por muito que tenhamos trabalhado nas nossas realizações, estaremos sempre em dívida para com um grupo de pessoas que, de uma forma ou de outra, influenciaram os nossos resultados actuais.
Os agradecimentos são a parte do nosso discurso em que temos a oportunidade de reconhecer o apoio dos outros e de criar uma atmosfera de reciprocidade. Não devemos considerar que a elaboração de agradecimentos é um processo simples ou que pode ser deixado à improvisação. Esta é uma das partes mais importantes da nossa apresentação.
Ao longo desta sessão, iremos analisar algumas das questões gerais que envolvem este tema. Desta forma, poderá aumentar os seus conhecimentos sobre este tipo de comunicação.
Devo mencionar nomes?
A menção ou não de nomes num agradecimento depende muito do caso concreto. Deve compreender que a menção de nomes tem vantagens e desvantagens. Entre as vantagens está o facto de conseguir uma maior personalização, pelo que esta parte do seu discurso soará mais sincera. Pelo lado negativo, a menção de nomes significa quase inevitavelmente que não incluirá os nomes de algumas pessoas que podem também sentir-se parte das suas realizações.
Se quiser mencionar nomes, é melhor tentar ser o mais inclusivo possível. Da mesma forma, termine com uma frase como: "...e todos aqueles que não menciono por uma questão de tempo, mas que sabem que agradeço o vosso apoio sem fim". Este tipo de frases genéricas consegue colmatar um pouco as omissões em que possa incorrer, tornando o âmbito do seu agradecimento mais alargado.
Agradeça aos promotores do evento: Se é verdade que os seus agradecimentos se devem centrar em todas as pessoas que foram importantes para a concretização dos seus feitos, não deve esquecer aqueles que tornaram possível a criação do palco para que fosse reconhecido publicamente. Deve reservar sempre um espaço para agradecer aos produtores e promotores do evento em que foi homenageado. Da mesma forma, se houver marcas, empresas ou investidores relacionados, pode ser positivo mostrar reciprocidade para com eles.
No caso de ter uma audiência, mostre respeito por ela e diga-lhe que está muito feliz pelo apoio que lhe deram durante a celebração. Este tipo de agradecimento é mais frequentemente utilizado por artistas ou políticos, que devem as suas realizações, em grande medida, ao apoio daqueles que os seguem e partilham o seu trabalho.
Não improvisar durante o discurso de aceitação: A improvisação durante um discurso de aceitação é um recurso muito complexo e perigoso de utilizar. É preferível que uma parte tão importante como os agradecimentos seja elaborada com bastante antecedência e revista várias vezes para evitar erros que possam afetar a sua imagem.
Quando conseguir dominar o guião que preparou, terá mais liberdade para acrescentar pequenas frases improvisadas. Só o deve fazer depois de ter exposto o que preparou. Reserve este recurso como um elemento suplementar.
Quanto à ordem em que vai agradecer, também não deve improvisar. É preferível estabelecer um horário e esforçar-se por o respeitar. Desta forma, evita-se que os nervos o desviem do seu discurso e acabe por improvisar demasiado para preencher as lacunas. Uma boa preparação, com bastante tempo de antecedência, fará com que pareça mais confiante e preciso na sua apresentação.
agradecimentos especifica aceitacao