Desmontagem dos mitos dualistas da assexualidade e da hipersexualidade
Para desconstruir a falácia da assexualidade e garantir acesso à educação sexual, participe no treinamento em sexualidade inclusiva para pessoas com diversidade funcional e combata estigmas prejudiciais.
A falácia da assexualidade ou o estigma do ser angelical
Historicamente, a perceção social sobre a diversidade funcional tem sido distorcida por olhares paternalistas que reduzem a pessoa à categoria de ser infantilizado.
Este fenómeno sustenta a crença infundada de que os indivíduos com alguma condição motora, sensorial ou cognitiva carecem de impulsos eróticos, necessidades afetivas ou capacidade de desejar e de serem desejados.
Ao rotulá-los com o estereótipo do ser puro ou angelical, a sua dimensão erótica e o seu direito intrínseco ao prazer são sistematicamente invisibilizados.
Esta desumanização não só nega a dimensão corporal do sujeito, como também restringe o seu desenvolvimento integral, privando-o de espaços de intimidade, do acesso à educação afetiva e sexual e da autonomia emocional.
Desconstruir este estigma requer reconhecer que a capacidade de sentir e de estabelecer laços afetivos é uma constante biológica e social inerente à condição humana, independentemente de todas as características funcionais e corporais que a pessoa possua na sua vida quotidiana.
A patologização da hipersexualidade como impulso incontrolável
No extremo oposto do mito situa-se a hipersexualização, uma postura distorcida que interpreta qualquer manifestação corporal deste coletivo como um comportamento patológico, agressivo ou inadequado.
Ações quotidianas e inofensivas, como a autoexploração genital ou a procura espontânea de afeto, são frequentemente rotuladas injustamente como impulsos descontrolados decorrentes da própria deficiência.
Esta visão tendenciosa alarma os ambientes familiares e institucionais, provocando respostas punitivas, o isolamento injustificado ou o uso excessivo de medicamentos anafrodisíacos para reprimir a libido.
No entanto, estas expressões não constituem falhas de personalidade nem hipersexualidade real, mas sim manifestações naturais da erotica que sofrem as consequências de uma falta de aprendizagem sobre o contexto privado.
A ausência de espaços adequados de intimidade e a privação de orientações formativas levam a que essas manifestações naturais ocorram em locais inadequados, o que é interpretado erroneamente como uma ameaça ou uma alteração comportamental de caráter muito grave.
Abordagem pedagógica e direitos humanos para a neutralização de preconceitos
O desmantelamento destas duas posturas extremas exige que a intervenção se situe no Modelo Social da Deficiência e no paradigma dos Direitos Humanos.
A educação afetiva e sexual deve afastar-se tanto da superproteção castradora como da sanção punitiva.
É indispensável instaurar uma pedagogia baseada na educação adaptada, utilizando canais acessíveis que permitam diferenciar os contextos públicos dos privados.
Da mesma forma, é imperativo garantir o direito à privacidade, proporcionando espaços seguros onde o indivíduo exerça a sua soberania corporal sem julgamentos.
A normalização dos comportamentos implica substituir o castigo pelo acompanhamento técnico, ensinando a canalizar o desejo dentro dos limites sociais partilhados.
Reconhecer a sexualidade das pessoas com diversidade func
desmontagem dos mitos dualistas da assexualidade e da hipersexualidade